Seguidores

quinta-feira, 16 de julho de 2015

SONHOS, por Deisi Paim*

Nessa jornada pela vida, em que há tantos porquês sem respostas e tantas dores sem cura, há também sonhos.
E sonhar é um grande espetáculo de existência,fé e arte...
Um dia perguntaram" Por que você fala tanto em sonhos?
" Você precisa ser mais realista." De repente, seu universo pessoal, sempre tão expansivo, ficou pequeno e apertado.
Seus desejos murcharam junto as flores tristes do canteiro. E os olhos ficaram carregados do ceticismo de quem não consegue sonhar.
A realidade caiu como uma bomba em sua cabeça! Nos jornais, as mesmas noticias da corrupção e do preço da gasolina subindo, nas ruas os menos favorecidos pedindo esmola, a violência aumentando cada vez mais, nas escolas alunos xingando professores enquanto educadores maltratam crianças. Roubo aqui, terremoto acolá. Em todos os lugares gente ficando sem casa, sem água e sem esperança.
O pensamento ficou pesado, e o coração inquieto. Sim você sabia ser muito bem realista! 
Trabalhando todos os dias, pagando suas contas, convivendo com a sociedade e cumprindo suas obrigações.
Sendo parte dessa massa de gente que acorda todos os dias para fazer tudo igual. Até então, você conseguia sobreviver, você voava sobre a vida, mas veio alguém e lhe cortou os sonhos.
Aí, foi-se uma vez um sonhador...Você. Você que adorava o mundo de contos que inventava, narrando suas próprias histórias, amava musicas e aprendia a cantar, pulava letras e a magia preenchia os seus vazios...
Mas os desafios para ser adulto não acabavam nunca, e você passou a ter muita responsabilidade no mundo real que gritava na sua cara: " ACORDE! Vem se afogar comigo!!!
Sufocado por rotinas, você passou a andar por longas curvas e terrenos incertos...
Até que um dia, resolveu olhar para dentro de si, para dentro do abismo que se formava, viu uma caixa na beirinha do buraco escuro. Abriu a caixa e encontrou palavras coloridas, vários lápis, canetas de mistério. Folheou um livro que fora lido tantas vezes antes, viu as folhas em branco do caderno que esperavam...
Você se perguntou por que havia se esquecido da sua caixa tanto tempo assim. No decorrer dos dias, em seus compromissos, contas para pagar e outras pessoas para cuidar é tão comum se esquecer de si e dos seus sonhos. É tão comum deixar as próprias vontades de lado.
Só que você começou a abrir as lembranças guardadas em todos os lugares. Curiosa vasculhou toda a sua memória, ansiosa encontrou as que estavam escondidas no vão da indiferença.
Surpresa descobriu que pensar nas SAUDADES também preenche vazio que elas deixam.
Animada reconheceu que dar atenção para aquilo que te faz falta a coloca a prova de você mesmo.
Então, olhou de frente seus melhores e piores sentidos e voltou a sonhar.
O universo se iluminou outra vez, os dias seguintes continuariam trabalhosos e cansativos, você já sabia, mas daquele dia em diante a sua caixa de sonhos estava aberta. Seus limites começavam a se expandir novamente, você viu que o sentido das coisas continuavam dentro de você.
Aos poucos, seria possível esvaziar as suas gavetas de medo e abrir seu baú de segredos. E poderia novamente colorir seu jardins esquecidos.
Sua caminhada seria uma busca de suas lembranças e o descobrimento do desconhecido.
Nessa jornada pela vida em que há tantos porquês sem respostas e tantas dores sem cura, há também os sonhos.
E sonhar é um grande espetáculo da existência, fé e arte.

*Professora e Orientadora Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU